Desporto

Sporting “deixou cair Peseiro pelo esgoto”, acusa António Oliveira

O antigo selecionador nacional, António Oliveira, tece duras críticas ao modo como Sousa Cintra “tirou o tapete” a José Peseiro e à forma como Frederico Varandas o despediu. O Sporting, diz, deixou cair Peseiro “pelo esgoto”. Oliveira fala em “batota” com o treinador, refere-se a Cintra como “o gajo que esteve ali a liderar até às novas eleições” e diz que Peseiro “é bom de mais para ser treinador”.

Durante o programa Trio D’Ataque, da RTP3, o comentador António Oliveira teceu elogios ao técnico dispensado pelo Sporting e duras críticas a Frederico Varandas e Sousa Cintra.

“O Peseiro foi fazer um favor ao Sporting”, lembra o antigo selecionador nacional.

O presidente da comissão de gestão “não pode depois estender o tapete”, na entrevista que concedeu, dias antes do processo que terminou com despedimento.

“A minha dúvida é se houve ali alguma combinação, palavras combinadas entre a comissão – o gajo que esteve ali a liderar até às novas eleições – e o Frederico Varandas. Isso então é que era muito mais grave”, acusa Oliveira.

“Não se pode ter um discurso e depois deixar cair completamente a pessoa… Não é pela janela, foi deixá-lo cair pelo esgoto”.

António Oliveira acusa ainda Sousa Cintra de mudar o discurso.

“Primeiro, foi o Sousa Cintra que veio dizer o contrário do que se tinha dito até ali. Criou-se uma expectativa enorme, como se o Sporting tivesse condições de ser campeão do mundo. A seguir, vir dizer que o Peseiro era indeciso… Antes referia-se a ele como ‘o meu grande amigo’… Com estes amigos posso eu bem. A seguir vem o Varandas, que pode fazer essa correção (…), tinha uma conversa com o Peseiro, refletia, não mandava recados, e saiam todos bem na fotografia. E  a imagem de Varandas não era beliscada”, diz.

“Eu, agora, e muitas pessoas vão ficar de pé atrás em relação aos comportamentos e atitudes que o presidente vai tomar”.

António Oliveira reconhece que o líder sportinguista tem todo o direito de despedir o treinador; apenas se manifesta contra “a forma como o fez”.

A terminar, mais uma frase forte, sobre caráter do ex-técnico leonino.

“Ele é muito competente, é um treinador de excelência, faz uma equipa fantástica, mas… é bom de mais para ser treinador. Para se ser treinador, é preciso outras caraterísticas, é preciso ser mais veemente, mais impositivo. Ele é bom de mais. É uma jóia de pessoa, que percebe muito de bola”, diz o antigo futebolista.

Pode ver essa declaração neste vídeo, a partir da 1h16m.

Em destaque

Subir