Nas Notícias

Sorria, está na primavera. Em 2014, equinócio ocorreu antes do previsto

primavera 2hora 16h57 equinocio primaveraAntes da hora marcada pela tradição, o Equinócio da Primavera ocorreu hoje às 16h57. E 20 de março marca o início da nova estação. Sorria, estamos na primavera e o cinzentismo do inverno está de partida.

A primavera começou hoje, às 16h57, hora do Equinócio da Primavera, que marca o início da estação. Nesta quinta-feira, às 16h57, dissemos adeus ao inverno.

A mudança de estação dá-se, por norma, a 21 de março, mas a ciência tem a força de contrariar a tradição. E assim a estação que floresce entrou mais cedo, em 2014.

Às 16h57 porquê? Porque é o momento em que se dá o Equinócio da Primavera, em Portugal. É o momento em que o Sol cruza o equador celeste.

Esta ‘antecipação de data’ resulta do alinhamento da Terra relativamente ao Sol. E o começo da primavera difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito.

O equinócio assinala também a data em que o dia e a noite têm exatamente a mesma duração. E não é preciso muitas contas para se perceber: 12 horas de dia, outras tantas de noite.

Não é cientificamente certo que a primavera entre a 21 de março, ou que o Equinócio da Primavera ocorra neste dia.

Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo da primavera difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito, o que impede um movimento de rotação que coincida com o calendário.

Todos esses fatores levam a ajustamentos no eixo de rotação do planeta, que se reflete na hora de início das estações.

Com a primavera, os dias vão passar gradualmente a ser mais longos, fenómeno que terminará com o equinócio do outono. Aliás, o ‘aumento’ da presença do Sol já se vem sentindo, com o aumento da presença do Sol.

Depois do equinócio desta quinta-feira, a duração dos dias altera-se, em razão da distância para a linha do equador. Em Portugal, o dia ganha um minuto em cada 24 horas, até à chegada do verão.

Entretanto, muda-se a hora e termina o inverno, ainda que não se prevejam grandes alterações meteorológicas. Certo é que, com mais ou menos nuvens, com mais ou menos chuva, com mais ou menos frio, já estamos na primavera.

Em destaque

Subir