Apresentações/Novidades

Genebra revelou ofensiva dos ‘crossover’

c4cactus 210c4cactusO Salão de Genebra mostrou uma clara ofensiva dos construtores para um segmento muito específico, e que neste início de século ganhou uma importância que nunca teve; o dos ‘crossovers’. A originalidade de algumas propostas pode ser, em parte, uma explicação para este fenómeno.

E a Citroën foi mesmo o centro das atenções neste segmento com o seu C4 Cactus, não apenas porque se trata de um modelo bastante arrojado, mas também porque irá iniciar proximamente a sua comercialização. Daí que a marca francesa tenha preferido apresenta-lo já no certamente suíço em vez de estar a esperar por Setembro e pelo Salão de Paris.

O ‘concept’ Aventure tem a imagem que a Citroën quer que o Cactus tenha. Um verdadeiro veículo todo-o-terreno, devidamente equipado com pneus BF Goodrich Mud-Terrain, que fazem justiça à sua envergadura, às grandes proteções dianteiras e laterais, ainda que mantendo o visual vanguardista das primeiras imagens do modelo reveladas pela marca do ‘double chevron’.

Um modelo com alguns preocupações ambientais, embora privilegie caraterísticas de veículo explorador, com uma ‘cargo box’ no tejadilho com projetores integrados ou câmaras GoPro de observação e equipamento de gravação vídeo.

vizivMas a visão menos convencional do que pode ser um ‘crossover’ seja o Subaru Viziv 2, que mais não é que uma atualização do Viziv Evolution que a marca japonesa revelou no Salão de Tóquio, e que agora está mais próximo da versão definitiva de Produção.

Dizemos visão menos convencional não apenas devido ao seu perfil ‘hatchback’, já que não se trata de um três portas mas possui cinco, com as traseiras bem disfarçadas na sua vanguardista carroçaria.

Para além das linhas vanguardistas, o Viziv 2 ostenta os faróis LED e uma tecnologia muito apurada a bordo que contrasta com a sua vocação fora de estrada sublinhada pelo seu porte, protecções das rodas e pneus.

Sob o capot está um motor 1.6 turbo, e um sistema de três motores elétricos que alimentam a tração integral simétrica, que permite ajuste independente a cada uma das rodas. A transmissão é sofisticada, embora a Subaru não tenha querido fornecer muitos detalhes sobre a tecnologia utilizada.

p2008Se a Citroën chamou a atenção em Genebra pelo seu concept C4 Cactus, a ‘irmã’ Peugeot mostrou um 2008 mais próximo da realidade e também de uma utilização mais quotidiana e familiar.

As suas linhas não traem a origem. Ou seja estão dentro do design da mais recente geração da casa de Sochaux e com propósitos muito claros de chegar a outros mercados para além do europeu.

Este novo 2008 é, em termos tecnológicos, muito evoluído e bem equipado para uma utilização fora de estrada, ostentando um sofisticado sistema Grip Control, que permite uma programação de tração para diversos tipos de terreno – desde areia até à neve – maximizando o poder de tração fornecido pelo motor.

Em termos de propulsores estão disponíveis três, gasolina e diesel, com potências  que variam dos 68 aos 115 cv de potência, caracterizados por baixos consumos e teor de emissões.

rav4Já o Toyota Rav 4 Adventure é uma clara interpretação do que a marca japonesa julga ser importante no segmento dos ‘crossovers’, pese embora se trate de um modelo que é charneira para um verdadeiro SUV.

Para além de tudo o que um verdadeiro todo-o-terreno deve ser, este Rav 4 Adventure ostenta um visual agressivo, conferido pelas várias proteções frontais, das cavas das rodas, estribos, etc., bem como uma altura ao solo que permite, de facto, algumas ‘brincadeiras’ fora de estrada, sem deixar de ser civilizado para uma utilização quotidiana.

Para além do conforto a bordo, este Rav 4 possui distintas jantes em liga leve personalizadas e pintadas a preto mate, e faróis de LED, não se afastando muito mais do que isso das restantes versões do modelo.

Em destaque

Subir