Mundo

Sony dispensa mais 10 mil funcionários em novo plano de reestruturação

sony1A enfrentar uma das piores crises, a Sony vai levar a cabo um processo de despedimento de 10 mil funcionários, o que representa seis por cento dos quadros que integram a multinacional japonesa. Recorde-se que em 2008 a Sony despedira 16 mil trabalhadores.

 O cenário de crise que a Sony enfrenta vai levar a um novo plano de despedimento, desta vez de 10 mil trabalhadores, que representam seis por cento do total dos quadros da multinacional japonesa.

Num quadro de enormes dificuldades, a Sony não consegue evitar mais um despedimento em massa, processo de reestruturação que foi divulgado pela publicação japonesa Nikkei, nesta segunda-feira.

As dispensas vão ser progressivas, durante 2012, prevendo-se que o processo esteja concluído até ao final do ano. Diversos departamentos serão afetados, mas as áreas da produção e das vendas vão ser as mais visadas.

Esta é a forma que a Sony encontrou para reagir a um quadro de enormes dificuldades financeiras, naquela que é uma das piores crises dos últimos anos. Durante o ano de 2012, as perdas da multinacional deverão superar os dois mil milhões de euros (220 mil milhões de ienes).

Nos últimos 10 meses de 2011, a Sony assinalou prejuízos que rondaram os 2,5 milhões de euros. Em todo o mundo, a Sony conta com cerca de 168 mil trabalhadores, que vão passar a 158 mil até dezembro de 2012.

O futuro dirá se a multinacional nipónica tem de recorrer a novos despedimentos em massa.

Em destaque

Subir