Nas Notícias

Uma sondagem dá maioria absoluta a Rui Moreira, a outra dá empate técnico com Pizarro

Foram hoje publicadas duas sondagens sobre o provável resultado das autárquicas no Porto e os resultados não podiam ser mais díspares. A da Aximage, publicada pelo Correio da Manhã, dá maioria absoluta a Rui Moreira. Na da Universidade Católica, publicada pelo Jornal de Notícias, Manuel Pizarro alcança o empate técnico.

O atual presidente da Câmara do Porto vai ser o mais votado a 1 de outubro, de acordo com as duas sondagens. O problema está é na distância para o segundo.

De acordo com a sondagem da Aximage, Rui Moreira vai recolher 39,9 por cento dos votos (acima dos 39,25 de 2013), que representam a eleição de sete vereadores. Ou seja, maioria absoluta, depois dos seis eleitos nas últimas autárquicas.

Nestas contas, Manuel Pizarro ficaria-se pelos 20,8 por cento dos votos.

Mas a sondagem da Universidade Católica apresenta um prognóstico bem diferente: um empate técnico.

Com uma margem de erro de 2,8 por cento, esta sondagem da Católica dá 34 por cento a Rui Moreira e 33 por cento a Manuel Pizarro.

A margem de erro permite ainda que o candidato socialista venha a somar mais votos do que o autarca que volta a candidatar-se como independente.

Aximage e Católica coincidem na queda das intenções de voto no candidato do PSD, Álvaro Almeida, e na possibilidade de Ilda Figueiredo (CDU) e João Teixeira Lopes (Bloco de Esquerda) serem eleitos vereadores.

Em destaque

Subir