Nas Notícias

Soares entende que Guterres “é o melhor” candidato da esquerda à sucessão de Cavaco

mario soares1O socialista Mário Soares defendeu que António Guterres “é o melhor” candidato da esquerda à Presidência da República. Em declarações ao jornal Expresso, o antigo chefe de Estado escusou-se a apontar o adversário mais forte. “Só falo da esquerda”, disse Soares.

Para o histórico socialista, António Guterres “daria bom Presidente da República”, mas há outros cargos onde o perfil do antigo primeiro-ministro se encaixa: “Secretário-geral da ONU”.

Mário Soares diz, ao semanário Expresso, que “o melhor para a esquerda” seria que Guterres avançasse como candidato. “Dava um bom Presidente da República e também um bom secretário-geral da ONU”, afirmou o antigo chefe de Estado.

E qual seria o adversário ideal de António Guterres? O histórico socialista não quer tecer considerações sobre a direita portuguesa. “Falo é da esquerda”, referiu, àquele jornal, numa altura em que repousa na sua casa no Algarve.

Mário Soares também terá trocado ideias em privado, segundo o Expresso, considerando que Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa, é o melhor candidato da direita, à sucessão de Cavaco Silva.

António Guterres reúne um amplo consenso dentro da família socialista. No entanto, António Costa (que representa apenas uma ala do PS) já ‘usou’ o nome do antigo primeiro-ministro como seu candidato de eleição, o que deixou o rival das primárias sem palavras.

Marcelo Rebelo de Sousa – por sinal, um nome que entra nas cogitações de antecipação de candidatos a Belém – considerou que António José Seguro desbaratou o trunfo que seria chamar a si o nome de Guterres como candidato a Presidente da República.

Pedro Santana Lopes, por seu turno, considerou recentemente Guterres como um candidato “forte, mas não imbatível”.

Em destaque

Subir