Mundo

Sismo de seis na escala de Richter abala Equador

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registou, este domingo, um sismo com a magnitude de seis na escala de Richter que abalou o Equador. As autoridades dizem não haver, para já, relatos de vítimas nem de danos consideráveis.

O sismo foi registado pelas 06:20 horas, 11:20 em Lisboa, na província de Manabi, na costa do Equador, uma das regiões mais afetadas pelo terramoto de abril de 2016, à data com a magnitude de 7,8 graus.

Lenin Moreno, o presidente do Equador, pediu calma à população através de uma publicação no Twitter.

“Irmãos manabitas, estamos convosco. Sismo de 6 graus. De momento não temos vítimas que lamentar, nem danos materiais consideráveis. Mantenhamos a calma e informemo-nos através dos canais oficiais”, escreveu Moreno.

O presidente acrescenta “não haver vítimas” nem registos de danos estruturais nas barragens.

Sentido em várias províncias, o Instituto Oceanográfico da Marinha informou que o sismo não reúne as condições para gerar um tsunami nas costas equatorianas, nem na região insular de Galápagos.

A 16 de abril do ano passado, um sismo de magnitude 7,6 na escala de Richter abalou o Equador, tendo afetado várias zonas e causado mais de 670 mortes, além de milhares de afetados e casas destruídas.

 

Em destaque

Subir