Cultura

Filme português “A Fábrica de Nada” premiado no Festival de Cinema de Turim

O filme “A Fábrica de Nada”, de Pedro Pinto, recebeu este domingo, no Festival de Cinema de Turim, em Itália, o Prémio Fundação Sandreto Re Rebaudengo, um prémio especial do júri e o segundo mais importante do palmarés.

Além do prémio especial, o filme de Pedro Pinto foi também distinguido com uma Menção Honrosa na competição paralela ao festival, com jovens alunos de escolas superiores de cinema a julgarem as películas, por sublinhar que a sétima arte “pode ser um instrumento ativo na mudança” social.

“A Fábrica de Nada” estreou-se em maio, no Festival de Cannes, onde venceu o prémio da crítica, tendo sido distinguido em Munique, em junho, com o prémio CineVision para melhor novo filme.

No passado mês de novembro, o filme de Pedro Pinto venceu também o “Giraldillo de Oro”, o principal prémio do Festival Europeu de Cinema de Sevilha.

Portugal tinha cinco filmes selecionados para o Festival de Cinema de Turim, que se iniciou a 24 de novembro. Além de “A Fábrica de Nada”, também “Spell Reel”, de Filipa César, estava em competição.

O prémio de melhor filme foi atribuído a “Don’t forget me”, uma coprodução de Isral, França e Alemanha, dirigida por Ram Nehari.

Veja o trailer do filme “A Fábrica de Nada”, de Pedro Pinto. Alertamos para alguma linguagem inapropriada.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=67XHNDS42R1N

Em destaque

Subir