Nas Notícias

Selfie do macaco gera disputa entre Fundação Wikimedia e fotógrafo profissional

macaco selfie 1A Fundação Wikimedia é acusada por um fotógrafo britânico de se apropriar de uma selfie feita por um macaco. O fotógrafo David Slater reclama os direitos de autor, como dono da câmara, mas aquela fundação alega que o autor da imagem é o macaco… Numa página do Wikipédia, pode ler-se que diversas cópias da foto foram vendidas por David Slater, “que permitiu que o macaco brincasse com sua câmara”.

Um macaco da ilha de Sulawesi, na Indonésia, pegou na câmara de um fotógrafo profissional e fez algumas imagens, entre as quais uma selfie.

O material criado pelo macaco foi publicado na Wikipédia, o que desagradou a um fotógrafo britânico. David Slater, como proprietário da máquina, reclama direitos de autor.

Só que a enciclopédia livre considera que o dono dos direitos autorais não é o fotógrafo, precisamente porque a autoria das imagens é do macaco.

Logo, não aceita remover as fotografias do simpático animal. A Fundação Wikimedia alega que o facto de ser dono da máquina não confere a Slater o direito de autor das fotografias que forem criadas naquele equipamento.

Numa página do Wikipédia, pode ler-se que diversas cópias da foto foram vendidas por David Slater, “que permitiu que o macaco brincasse com sua câmara”, mas que deixou de poder cobrar royalties sobre as imagens.

“Este arquivo pertence ao domínio público, como trabalho de um animal não-humano”, pode ler-se.

A disputa prossegue nos órgãos de comunicação social, com David Slater a insistir na sua argumentação.

Em destaque

Subir