{loadposition inline}Uma bruxa de Halloween é o tema do google doodle deste dia 31 de outubro. O Dia de Bruxas, que tem forte tradição nos EUA, é assinalado com uma bruxa, com aprendizes de feiticeiro com muita originalidade.
O Dia das Bruxas, o Halloween, celebra-se hoje, a 31 de outubro. E a Google não deixa passar a efeméride, dedicando-lhe um tradicional doodle. Hoje, os cibernautas que visitem o motor de busca são convidados a vestir a pele de uma bruxa, que cria a poção mágica. Procuram-se monstros, bruxas, fantasmas e mortos-vivos, numa divertida homenagem ao Dia das Bruxas.
O Dia das Bruxas que ganha cada vez mais adeptos em Portugal e noutros países do mundo. Nos EUA, o Halloween proporciona verdadeiros espetáculos ao domicílio…
O Halloween tem tradição nos países anglo-saxónicos, sobretudo nos EUA, Canadá, Reino Unido e Irlanda, e tem origem em povos antigos, sendo que não existe informação sobre a data em que se começou a celebrar. Em Portugal, o Dia das Bruxas inspira cada vez mais pessoas.
Em termos etimológicos, pensa-se que o termo ‘Halloween’ resulta do facto de se festejar na noite sagrada (“hallow evening”, em Inglês), a partir do pôr do sol, entre 31 de outubro e 1 de novembro. Nos países de língua oficial portuguesa, não se utiliza o termo “Halloween”, mas “Noite de Bruxas”.
Mas há mais teorias sobre o termo: a Igreja Católica tentou eliminar a festa pagã do Samhain, colocando algumas limitações à véspera do Dia de Todos os Santos. E assim este dia, nos países de língua inglesa, foi chamado de “All Hallows’ Eve”.
Ao longo dos anos, Halloween foi adquirindo um caráter recreativo e propagou-se a outros países, entre os quais Portugal. A noite das bruxas passou também a ser usada como trunfo para incentivar ao consumismo e é tema de festas em discotecas, ao mesmo tempo que provoca uma verdadeira corrida aos doces.
No entanto, nos Estados Unidos há verdadeiras loucuras: espetáculos luminosos e sonoros que mantém viva esta tradição secular, que ganha adeptos em Portugal. Há quem considere este festejo um perfeito disparate, a celebração de uma festa pagã sem sentido…
Visão diferente tem a Google, que há um ano também assinalou o Halloween na sua página principal, com um divertido doodle não com a Bruxa de Halloween, mas recorrendo a seis abóboras e a muita imaginação. Cada uma delas deu origem a uma letra. Do ‘g’ ao ‘e’, cada um dos doodlers (criadores dos doodles) ajudou a escrever a palavra ‘google’. Mais tarde, o gigante da pesquisa mostrou o ‘making of’ desta criação vista por milhares de milhões.
O doodle do Halloween pareceu simples, mas… as aparências iludem. O ‘behind de scenes’ mostra o trabalho dos criadores, os desafios, a logística, a dimensão das abóboras, o conceito artístico por detrás de cada letra…
Veja o Google doodle do Halloween de 2012 e o seu processo de criação: