Nas Notícias

Segurança Social: Dívida de quase 700 milhões de euros agrava défice do Estado

seguranca socialAs estimativas que o Instituto Nacional de Estatística (INE) enviou para Bruxelas indicam um saldo negativo de 694,1 mil milhões de euros na Segurança Social. A concretizar-se, será a primeira vez nos últimos 11 anos que este setor compromete o défice do Estado.

De acordo com o Diário de Notícias, os 694,1 mil milhões de euros que o INE agora prevê como défice da Segurança Social em 2012 contrastam liminarmente com as previsões remetidas a Bruxelas em março: com efeito, estimava-se nesta altura uma dívida cerca de sete vezes mais reduzida do que a atual, nomeadamente 98,5 milhões de euros.

Desde que o INE divulga estes dados, é a terceira vez que a Segurança Social regista um saldo negativo (os outros défices desta instituição ocorreram em 1995 e em 2001).

Relativamente ao ano de 2011, o saldo da Segurança Social foi revisto em baixa, passando de 490,3 para 438,4 milhões de euros, o que resulta num agravamento do défice do Estado para aquele ano: de 4,2 para 4,4 por cento (a primeira estimativa apontava para 4 por cento do PIB).

Em destaque

Subir