Nas Notícias

Combustíveis voltam a subir a partir de segunda-feira após duas semanas em queda

combustivel 1Os combustíveis retomam a senda de aumentos de preço, na próxima semana, sendo que a gasolina deverá custar mais de 1,7 euros por litro, segundo o Diário Económico. Este aumento da gasolina e do gasóleo, a partir de segunda-feira, vem inverter a quebra acentuada das duas últimas semanas, em que se assinalou uma descida de quatro cêntimos no gasóleo e oito cêntimos na gasolina.

A partir de segunda-feira será mais caro reabastecer, em qualquer posto de combustível. A trajetória de descida dos preços dos combustíveis que se verificava inverte-se, em virtude do aumento da cotação da gasolina e do gasóleo (mais 3,5 e 2,4 por cento, respetivamente) nos mercados internacionais.

Acresce que o euro desvalorizou, face ao dólar, o que determina um custo da matéria-prima, transacionada em dólares. Assim, a partir de segunda-feira, os combustíveis são mais caros nos postos de reabastecimento.

Esta subida do custo dos combustíveis representa uma inversão de tendência das duas últimas semanas, em que se registou uma quebra no preço da gasolina e também uma descida no gasóleo.

Segundo o Jornal de Negócios, essa queda deveu-se à descida dos preços do barril de petróleo, em Londres, que serve de referência ao consumo nacional. A empurrar os custos da matéria-prima no sentido descendente estão “receios de um maior arrefecimento da economia global”, refere aquele periódico.

Em destaque

Subir