Insólito

Segura espirro e fratura garganta

Um homem conteve um espirro e esse ato acabou por lhe provocar uma fratura na garganta, obrigando o sujeito a ser internado numa unidade hospitalar de Leicester.

“Parar um espirro através do bloqueio das narinas e da boca é perigoso e deve ser evitado”, revelaram os médicos de otorrinolaringologia de Leyerster Royal Infirmary, onde o homem foi internado.

Apesar de ser pouco comum, a verdade é que esta situação pode acontecer e provocar lesões em várias zonas do corpo: ouvidos, garganta e até um aneurisma cerebral.

De acordo com o British Medical Journal Case Reports, após conter o espirro, o homem sentiu desconforto em respirar, falar e engolir, tendo sido consultado no hospital.

Um raio-x acabou por confirmar as suspeitas dos médicos de que a garganta foi fraturada, obrigando o homem a uma internamento para que pudesse ser alimentado por via alternativa (através de um tubo) e recebia antibióticos, enquanto que os tecidos recuperavam.

Os clínicos não deixaram, contudo, de ficar admirados com a fratura, uma vez que, por norma, uma ruptura da parte de trás da garganta só é vista em traumas e acidentes.

Veja o raio-x feito ao homem, de 34 anos:

Veja os movimentos que, normalmente a coluna faz durante um espirro:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=G2AR3NMS1S6D

Em destaque

Subir