Nas Notícias

Segunda-feira traz aumento do preço dos combustíveis, culpa da crise na Europa e no Egito

combustiveiscombustiveis precoA semana que se avizinha traz um aumento do preço dos combustíveis, entre 1,5 e dois euros por litro, na gasolina e no gasóleo. A partir de segunda-feira, abastecer fica mais caro, em resultado da crise no Egito e na queda do euro face ao dólar. O custo do litro de gasóleo está acima do praticado no início do ano, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

De acordo com a agência Lusa, que cita fonte do setor petrolífero, a próxima semana traz um aumento dos preços da gasolina e do gasóleo. A partir de segunda-feira, abastecer o automóvel deverá custar mais 1,5 cêntimos por litro, em virtude da tensão no Egito e da queda do euro face ao dólar. O aumento poderá mesmo chegar aos dois cêntimos por litro.

Esta variação representa uma inversão da tendência de quebra de preços. O cenário de agravamento da crise na Europa vem pressionar o euro. Uma vez que a matéria-prima é comercializada em dólares, a queda da moeda provoca um agravamento do custo nos mercados de referência europeia.

Na passada sexta-feira, o custo de referência do gasóleo era 1,3568 euros por litro, o que está acima do que se verificara no início do ano. Relativamente ao custo da gasolina, estava nos 1,564 euros por litro, ligeiramente abaixo dos 1,568 euros que se praticavam em janeiro de 2013.

Os preços médios dos combustíveis resultam de uma análise da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que avalia o custo médio do litro de gasóleo e gasolina, praticado em 2625 postos de abastecimento em Portugal Continental.

Refira-se que em abril o consumo de combustíveis rodoviários aumentou pela primeira vez nos últimos três anos, em Portugal. Desde dezembro de 2010 que não se assinalava um aumento da procura.

Em destaque

Subir