Mundo

Secretário-geral da ONU afirma que cessar-fogo da Síria está a ser “claramente insuficiente”

bashar-al-assadBan Ki-moon, secretário-geral da ONU, mostra-se preocupado com a “gravidade da situação da Síria” e revela que os compromisso de paz assumido entre o regime de Bashar al-Assad e a oposição não está a ser respeitado. Ban Ki-moon quer mais observadores em território sírio.

Numa carta dirigida ao conselho de segurança da ONU, Ban Ki-moon revela-se “preocupado com a gravidade da situação”, sendo que a ordem do cessar-fogo não tem obtido bons resultados. 

Visto que a ordem não tem tido os resultados esperados pelos membros da ONU, Ban Ki-moon, recomenda que devem ser enviados mais observadores para o país, apontado esta como a última “oportunidade de progresso”.

Os níveis de violência têm vindo a diminuir a olhos vistos, desde a ordem emitida a 12 de abril para o cessar-fogo, mas o secretário-geral da ONU afirma que Bashar al-Assad não está a agir segundo as ordens dadas.

Ki-moon acrescenta ainda e que estará atento ao desenvolvimento dos episódios no terreno, dado que ainda se presenceiam algumas cenas de violência e o número de mortos tem crescido nos últimos dias.

Atualmente encontra-se em Damasco um pequeno grupo de observadores e em breve chegarão mais 30. A proposta de Ki-moon ao Conselho de Segurança é de 300 observadores, que inicialmente se pensava ser de apenas 250.

Enquanto que Hillary Clinton, secretária de estado dos EUA, encontra-se reunida com os ministros dos Negócios Estrangeiros em Paris, onde serão debatidos os 13 meses de violência na Síria.

 

 

 

Em destaque

Subir