Fórmula 1

Sebastien Vettel conquista ‘pole position’ para o Grande Prémio da Europa de Fórmula 1

f1_gp_europa_qual_vettelSebastian Vettel conquistou a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Europa de Fórmula 1, que domingo se disputa no circuito citadino de Valência, depois de ter batido Lewis Hamilton e Pastor Maldonado nos momentos finais da terceira e decisiva qualificação.

Contrariando a tendência de surpresa que seria Maldonado dar a segunda ‘pole’ à Williams esta temporada, Vettel garantiu a posição cimeira na largada para a corrida ao efectuar uma volta em 1m38,475s, que Hamilton não conseguiu superar na sua última tentativa.

O inglês da McLaren ficou a 0,324s do campeão do Mundo, mas foi 63 centésimas mais veloz do que Maldonado, garantido assim um lugar na primeira fila da grelha de partida.

f1_gp_europa_qual_vettel1Ao lado do venezuelano da Williams vai arrancar Romain Grosjean, que foi o melhor homem da Lotus e que chegou a ser o piloto mais rápido em pista na fase inicial da terceira qualificação. O francês tem de ser considerado como um dos favoritos à vitória, tal como o seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen, que parte imediatamente atrás.

Já na Mercedes Nico Rosberg foi mais uma vez o único piloto da Mercedes a chegar à terceira qualificação, contrariamente ao que sucedeu na McLaren e na Force India, que foram as duas únicas equipas a conseguirem ter os seus dois pilotos na Q3.

É certo que Jenson Button não foi além do oitavo tempo, ‘entalado’ entre Nico Hulkenberg e Paul di Resta, mas as suas possibilidades para a corrida parecem melhores do que os dois pilotos da Ferrari, que pela primeira vez falharam ambos o acesso à decisiva sessão de qualificação.

Mas a maior decepção veio mesmo de Mark Webber, que depois de falhar o terceiro treino livre devido a problemas no seu Red Bull, não conseguiu sequer atingir a segunda qualificação, arrancando para a prova de um modestíssimo 19º lugar.

Resultado da qualificação

1.º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) 1m38,086s
2.º Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) +0,324s
3.º Pastor Maldonado (Williams-Renault ) +0,389s
4.º Romain Grosjean (Lotus-Renault) +0,419s
5.º Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) 0,427s
6.º Nico Rosberg (Mercedes) +0,537s
7.º Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) +0,655s
8.º Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes) +0,666s
9.º Jenson Button (McLaren-Mercedes) +0,715s
10.º Paul di Resta (Force India-Mercedes) +0,906s

Em destaque

Subir