Desporto

Futsal: Benfica vence Sporting (5-4) e sagra-se campeão nacional

futsal_benfica_1de futsal, após vitória por 5-4 diante do Sporting, em jogo disputado no Pavilhão da Luz, que se encheu por completo. O encontro terminou empatado a três golos e já no prolongamento o conjunto treinado por Paulo Fernandes decidiu o título. Um fim de jogo épico, com duas equipas que mereciam vencer.

O Sporting entrou melhor na partida, adiantando-se na marcação de um livre direto, por Alex. Um remate forte e colocado surpreendeu Marcão. A equipa de Orlando Duarte poderia ter dilatado a vantagem, por mais de uma vez. Alex, com um remate ao poste, esteve perto do 2-0, sendo que Marcão também se destacou com uma defesa ‘impossível’.

A partir daqui, o Benfica cresceu e chegou ao empate, com um remate forte de Joel Queirós. E num lance idêntico ao que permitira ao Sporting adiantar-se, o mesmo Joel Queirós opera a reviravolta. E com 2-1 as equipas regressaram aos balneários.

A segunda parte começa com o Benfica a desperdiçar duas grandes oportunidades. E com o passar do tempo, a turma da casa esteve sempre mais perto de ampliar a vantagem, do que conceder o empate.

E quando Orlando Duarte já preparava a tática de guarda-redes avançado, César Paulo tira proveito de uma má saída de João Benedito. Depois de ver o brasileiro cabecear com sucesso, o guardião do Sporting pediu falta, o que não foi atendido.

E a perder por 3-1 com sete minutos para jogar, os leões colocaram em campo o guarda-redes avançado, num tudo por tudo do (ainda) bicampeão nacional. E surgiram, finalmente, as oportunidades dos forasteiros, com Leitão a marcar num belo lance coletivo.

O 3-2 chegou com mais de cinco minutos por jogar e não demorou muito até que Buiu repôs a igualdade a três golos, num momento em que o Benfica tremeu.

Os momentos que se seguiram foram de inacreditável intensidade, com as duas equipas a jogarem pelo seguro, mas com inúmeras oportunidades de golo. A maior de todas foi um remate ao poste, por parte de Paulinho, do Sporting. O prolongamento era ameaça e confirmou-se.

Regressaram as equipas e as bolas do Sporting ao poste, desta vez por Alex, na única grande oportunidade de golo da primeira parte do prolongamento. Já na segunda, Diece volta a colocar o Benfica em vantagem, por Diece. Os encarnados desenharam um belo lance ofensivo que terminou com o remate certeiro do brasileiro.

Orlando Duarte volta a colocar o guarda-redes avançado, de novo a quatro minutos do fim, mas desta vez o feitiço virou-se contra o feiticeiro, com Davi a aproveitar a ausência de homem na baliza. O lance é no entanto polémica, porque o Benfica recupera a bola depois da bola bater na mão de Joel Queirós.

Certo é que o 5-3 valeu mesmo e a três minutos do fim cheirava a título na Luz, para a equipa da casa. O correr do relógio trouxe ansiedade aos leões, mas o 5-4 veio transportar esse sentimento ao adversário. No entanto, os encarnados seguraram a vantagem e sagram-se campeões. Um final de campeonato épico, discutido ao segundo, sem que ninguém merecesse perder.

Além do título, a equipa da Luz garante presença na UEFA Cup e na Supertaça.

Em destaque

Subir