Ralis

Sebastien Loeb vence Rali de França e garante nono título mundial

Loeb3 210Sebastien Loeb conquistou seu nono – e possivelmente o último – título mundial de Ralis, ao impor-se na prova do seu país. O francês da Citroën, que na semana passada tinha anunciado uma retirada parcial dos ralis, dominou em casa, dado que o Rali de França é disputado na sua região natal; a Alsácia.

No quarto e último dia da prova Loeb procurou controlar a sua vantagem sobre o segundo classificado, Mikko Hirvonen, que apesar de ter encurtado a diferença para o líder em quase cinco segundos já não conseguiu evitar a sexta vitória do francês no Rali de França.

Loeb3Tratou-se da sexta vitória do ano para o Campeão do Mundo e a sua 75ª no WRC. Triunfo que também proporcionou à Citroën o ceptro de construtores.

Ser segundo numa prova de asfalto, a apenas 15 segundos de Loeb, foi um resultado mais do que satisfatório para Latvala, já que foi a melhor prestação de sempre do finlandês da Ford neste tipo de piso.

Latvala2De resto Jari-Matti nunca viu a sua segunda posição em perigo, dada a distância a que se encontrava o seu compatriota Mikko Hirvonen, que com o último lugar do pódio garantiu um bom resultado de conjunto para a Citroën.

Hirvonen teve um último dia tranquilo, já que a saída de estrada de Petter Solberg na tirada de sábado – com o Ford do norueguês a derrubar um poste de electricidade e a provocar dois feridos – o deixou sem rivais para discussão da terceira posição.

Já relativamente ao quarto posto a história foi bem diferente, uma vez que Mads Ostberg não consegui acompanhar o ritmo de Thierry Neuville neste último dia e acabou por terminar a nove segundos do belga do Citroën Junior Team.

Dani Sordo deveria ter estado até final na luta pelo top cinco, mas problemas no sistema hidráulico do seu Mini obrigaram o espanhol a abandonar. Problema que deixou caminho livre a Ott Tanak para garantir a sexta posição, diante do outro piloto da M-Sport Ford, Evgeny Novikov.

Chris Atkinson beneficiou dos problemas alheios para levar o melhor dos Mini á oitava posição, diante de Martin Prokop e do novo talento francês dos ralis, Sebastien Chardonnet – o protegido de Daniel Elena, o co-piloto de Loeb.

No entanto, Sebastien Ogier, vencedor entre os carros equipados com motores atmosféricos – no Skoda Fabia S2000 da VW Motorsport – quase negava o top a Chardonnet. No entanto a luta com o seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen fê-lo desviar as atenções.

Destaque ainda para as 14.ª e 16.ª posição conseguidas, respetivamente pelos pilots de velocidade Yvan Muller e Romain Dumas. 

Classificação final:

1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3 WRC) 3h13m52,7s

2.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Ford Fiesta RS WRC) + 15,5s

3.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3 WRC) + 44s

4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Citroen DS3 WRC) + 1m07,3s

5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 1m16,4s

6.º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + 2m27,9s

7.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC) + 5m51,6s

8.º Chris Atkinson/Glenn MacNeall (Mini JCW WRC) + 6m42,4s

9.º Martin Prokop/Zdenek Húrza (Ford Fiesta RS WRC) + 8m46,8s

10.º Sebastien ChardonnetTHierry de La Haye (Citroen DS3 WRC) + 8m59,7s

Campeonato do Mundo – Pilotos:

1.º Loeb 219 pontos

2.º Hirvonen 158

3.º Solberg 119

4.º Ostberg 114

5.º Latvala 113

6.º Novikov 63

7.º Prokop 40

8.º Neuville 38

9.º Sordo 31

10.º Ogier 31

Equipas:

1.º Citroen Total WRT 348 pontos

2.º Ford World Rally Team 237

3.º M-Sport Ford 123

4.º Qatar WRT 63

5.º Adapta WRT 61

6.º Citroen Junior WRT 60

7.º Mini WRC Team 26

8.º Brazil World Rally Team 20

Em destaque

Subir