Nas Notícias

Desemprego: quase metade dos inscritos no IEFP não recebe subsídio e o RSI só abrange 200 mil

desempregoO Instituto do Emprego e Formação Profissional tinha 640 mil inscritos em agosto, mas mais de metade não recebe subsídio: de acordo com a TSF, só 360 mil estão abrangidos por esta medida. Os que recebem o Rendimento Social de Inserção serão cerca de 200 mil.

Com mais de um milhão de pessoas no desemprego em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) registava, em agosto, cerca de 640 mil inscritos. Os dados mais recentes apontavam para a existência de 170 mil trabalhadores sem qualquer rendimento: nem subsídio de desemprego, nem Rendimento Social de Inserção (RSI). A TSF fez outras contas e calcula que, afinal, esse número é bem superior.

De acordo com a estação de rádio, analisando só através dos inscritos no IEFP, o número é aproximadamente o dobro: cerca de 300 mil pessoas, atualmente disponíveis para trabalhar, não tem acesso a qualquer rendimento compensatório pela falta de emprego, o que equivale a 46 por cento dos inscritos.

Segundo a TSF, o subsídio de desemprego (normal ou social) abrangerá agora cerca de 360 mil pessoas, enquanto aproximadamente 200 mil recebem o RSI.

Em destaque

Subir