Ralis

Sebastien Loeb concluiu ano com triunfo no Rali de Espanha

rali portugal sebastien loeb 1Sebastien Loeb terminou a sua última temporada integral no Campeonato do Mundo de Ralis com um triunfo em Espanha. Aquela que foi a 76.ª vitória da carreira do piloto francês da Citroën, e a oitava consecutiva na prova do país vizinho.

Mais uma vez o campeão do Mundo empregou todo o seu saber e talento nas especiais de asfalto da Catalunha para levar a melhor sobre a concorrência. E nem o domínio de Mads Ostberg no primeiro dia, disputado em enlameados pisos de terra, o fez perder a vontade de vencer.

loeb rali espanha

O atraso do norueguês na tirada de sábado deixaram Loeb um pouco mais à vontade, ainda que Jari-Matti Latvala nunca lhe tivesse dado um momento de descanso. E mesmo dizendo estar resignado, finlandês da Ford demonstrou o contrário no último dia.

latvala espanha

Latvala, que chegou a estar a 40 segundos, efetuou uma recuperação que o levou a terminar o rali a somente sete segundos de Loeb, mercê de uma melhoria das condições do asfalto e de uma melhor escolha de pneus.

Já Mikko Hirvonen conseguiu defender bem a terceira posição dos ataques de de um Mads Ostberg em franca recuperação, acabando apenas 9,6 segundos à frente do norueguês da Adapta Ford, que deixou de ter a oposição de Ott Tanak, obrigado a abandonar neste último dia.

Da desistência do estoniano da M-Sport beneficiaram Jakko Nikara e Craig Breen, que assim puderam terminar entre os seis primeiros, após uma prova bastante consistente. Ambos tiraram também partido do capotamento que pôs fora de prova o holandês Hans Weijs no final da manhã.

Tudo percalços que ajudaram Dani Sordo e Chris Atkinson a pontuarem, numa prova à qual regressaram mercê do sistema super rali. Mesmo assim entre o espanhol e o australiano terminou Per-Gunnar Andersson, que se impôs entre os carros da categoria S2000.

 

Classificação final

 

1º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3 WRC) 4h14m29,1s
2.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Ford Fiesta RS WRC) + 7.0s
3.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3 WRC) + 1m46,8s
4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 1m56,4s
5.º Jarkko Nikara/Juha Kalliolepo (Mini JCW WRC) + 16m07,9s
6.º Craig Breen/Paul Nagle (Ford Fiesta RS WRC) + 18m10,4s
7.º Chris Atkinson/Glen MacNeall (Mini JCW WRC) + 19m14,7s
8.º Per-Gunnar Andersson/Eric Axelsson (Proton Satria Neo S2000) + 20m16.1s
9.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Mini JCW WRC) + 25m40,6s
10.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC) + 25m46,6s

 

Outros finalistas WRC

11.º Petter Solberg Ford + 26m05.s
12.º Thierry Neuville Citroen Junior + 26m23.7s
13.º Martin Prokop Autotek Ford + 26m49.4s

Em destaque

Subir