Motociclismo

Miguel Oliveira termina época com queda provocada por adversário

miguel oliveira valenciaMiguel Oliveira concluiu a sua primeira época de Moto 3 no Campeonato do Mundo de motociclismo com uma queda provocada pelo espanhol Efren Vasquez, quando seguia na segunda posição do Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

O piloto português da equipa Estrella Galicia, que arrancara da primeira posição da grelha de partida depois dos problemas na Kalex KTM do ‘pole position’ Jonas Folger, seguiu inicialmente num trio da frente que se destacou do pelotão.

Depois, o atraso de Luis Salom e a queda do seu companheiro de equipa Alex Marquez, deixou-o à mercê do campeão do Mundo Sandro Cortese, de Éfren Vasquez e de Brad Binder. Enquanto o alemão assumiu o comando, Oliveira envolveu-se num duelo aceso com o espanhol e com o sul-africano.

Vasquez – que será companheiro de equipa do piloto português em 2013 – ainda chegou a perder algum terreno para Oliveira e Binder, para depois lançar novo ataque. E foi aí que o espanhol perdeu o controlo da sua moto e abalroou a Suter Honda de Miguel, que nada pôde fazer para evitar uma queda que colocou um ponto final à sua prova.

Até ali Miguel Oliveira fora bastante prudente, dada as condições difíceis do Circuito Ricardo Tormo, cujo piso escorregadio se relevou uma ratoeira, inclusivamente para Efrén Vasquez.

As coisas estavam a corre bastante bem, tanto no ‘warm up’ como na corrida. Infelizmente na parte final da corrida fui derrubado por outro piloto. Foi azar, pois estive sempre a lutar pelas primeiras posições. Estava bastante tranquilo e confortável em cima da moto, apenas à espera das últimas voltas”, contou o piloto da Charneca da Caparica.

Tentava manter-me na cabeça do grupo, mas as corridas são assim. Por vezes acontece. Nestas condições a aderência é muito fraca e o Efrén não conseguiu evitar a queda. Estava à frente dele. Gostava de ter acabado o ano de outra forma, mas agora há que olhar em frente”, acrescentou Miguel OIiveira bastante desiludido por terminar assim a época e a sua ligação à Monlau Estrela Gallicia.

Depois do abandono do português a prova conheceu ainda uma animação que não se esperava, pois a oposição a Sandro Cortese foi grande, sobretudo por parte do seu companheiro de equipa Danny Kent, que acabou por vencer.

 

Classificação final

1.º Danny Kent (Ajo KTM) 45m05,981s
2.º Sandro Cortese (Ajo KTM) + 0,056
3.º Zulfahmi Khairuddin (Ajo KTM) + 0,114s
4.
º Brad Binder (Kalex-KTM) + 0,431s
5.º Hector Faubel (FTR-Honda) + 4,371s
6.º Louis Rossi (FTR-Honda) + 7,605s
7.º Jakub Kornfeil (FTR-Honda) + 14,931s
8.º Maverick Viñales (FTR-Honda) + 18,495s
9.º Niklas Ajo (KTM) + 23,180s
10. º Luis Salom (Kalex-KTM) + 23,245s

Em destaque

Subir