Motores

Sebastien Loeb com ambições redobradas na Bélgica

Depois de Montalegre o Campeonato do Mundo de Ralicross (World RX) está de regresso no próximo fim de semana no traçado belga de Mattet, onde Sebastien Loeb quer a vitória que lhe escapou em Portugal.

Tendo subido ao segundo lugar do pódio por duas vezes esta época, o francês da Peugeot quer ‘domar’ as curvas e contracurvas do traçado belga e impor-se, de modo a melhorar a sua posição no campeonato de pilotos, onde é o quarto classificado.

O Circuito Jules Tacheny em Mettet (nos arredores da cidade de Charleroi) é um desafio ligeiramente diferente de Montalegre, sendo famoso pelo seu salto e por ser um traçado bastante técnico, que exige a máxima precisão, repartindo-se em pisos de asfalto (61%) e terra (43%), e ao contrário de Montalegre a ‘joker lap’ cumpre-se no fim do percurso.

A ter em conta na Bélgica são as condições atmosféricas, que podem ser tão ou mais caprichosas do que foram na prova tansmontana. Ainda assim Loeb diz gostar deste circuito: “Gosto da pista de Mettet. É um lugar agradável e não muito longe da minha cidade natal, na Alsácia, pelo que, em geral, tenho alguns amigos que vêm assistir à prova, bem como muitos outros fãs franceses. A atmosfera é realmente agradável e é sempre um prazer estar lá. A minha estreia em Mettet saldou-se por um pódio, pelo que tenho boas memórias”.

O circuito traduz-se num ‘mix’ variado, com algumas curvas mais técnicas e outras mais complicadas em terra, bem como um gancho muito fechado. O arranque aqui nunca é fácil, pelo que a primeira curva pode ser um pouco como uma aventura mas, no geral, é um circuito sempre muito divertido para um piloto”, acrescenta o antigo Campeão do Mundo de Ralis.

Em destaque

Subir