Fórmula 1

Sebastian Vettel não se arrepende de ter arriscado no Azerbaijão

A tentativa, falhada, de ultrapassar Valtteri Bottas na fase final do Grande Prémio do Azerbaijão, custou a Sebastian Vettel duas posições, mas o alemão da Ferrari não se arrepende da manobra.

Costuma-se dizer que não nos devemos arrepender do que tentamos fazer mas sim do que não ousamos fazer. E esse princípio parece ter sido seguido ‘à risca’ por Vettel quando, a poucas voltas do final da prova, tentou passar Bottas na curva após a grande reta do circuito urbano de Baku. O germânico da Ferrari acabou por seguir para a escapatória e perdeu dois lugares, para Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen.

Mas o piloto de Heppenheim sabe que tinha de tentar algo, sobretudo quando o acidente entre os dois Red Bull foi aproveitado para montar pneus super marcios, como fez a generalidade dos seus adversários, aproveitando a entrada em pista do ‘safety car’.

O recomeço da corrida era a oportunidade que Sebastian Vettel se ‘agarrou’ para tentar recuperar a liderança que foi sua até aos primeiros ‘pit-stop’, e nem hesitou: “Viu que havia um espaço quando o ‘safety car’ saiu de pista e tentei a minha sorte, mas não funcionou. É fácil a toda a gente que o risco era demasiado, mas não tinha pontos de referência rodando a 330 km/h e não tinha opções. Lewis estava à direita enquanto Valtter estava à frente. Uma vez bloqueadas as rodas percebi que estava terminado”.

“À parte disto fizemos uma boa corrida. Tinha um bom andamento e estava a controlar. Tive de tomar uma decisão rápida. Não resultou. Devemos olhar em frente, já que hoje tivemos um carro muito rápido. Veremos o que nos reservam as outras corridas”, acrescentou Vettel, mesmo se nem sequer conseguiu subir ao pódio, depois do abandono de Bottas e ser ultrapassado por Sergio Pérez.

Em destaque

Subir