Nas Notícias

Se perder a carteira em Lisboa, só a recupera se um turista a encontrar

carteiracarteira 510Segundo a Reader’s Digest, que simulou a perda de carteiras, Lisboa é a cidade “menos honesta de todo o mundo”. Os repórteres daquela publicação distribuíram 12 carteiras em 16 cidades, sendo que apenas uma foi recuperada, na capital portuguesa. No extremo oposto está Helsínquia, na Finlândia, cujos cidadãos devolveram 11 carteiras. Uma nota: a carteira recuperada em Lisboa foi encontrada por um casal holandês…

A Reader’s Digest – publicação que é distribuída em 49 países do mundo, entre os quais Portugal – promoveu um estudo, que teve como objetivo determinar qual é a cidade mais honesta do mundo. E o resultado surpreende: “Least honest: Lisbon, Portugal”.

Para medir a honestidade, os repórteres procederam à distribuição de 12 carteiras por diversos locais de 16 países do mundo, sendo que Lisboa foi a cidade portuguesa escolhida. As carteiras, que continham dinheiro, foram colocadas de forma a parecerem perdidas, em parques, centros comerciais, no chão de espaços públicos, entre outros locais.

Além do dinheiro (50 dólares, o equivalente a 37 euros), as carteiras continham números de telemóvel, uma foto de família e diversos cartões de visitas, que permitiriam a quem encontrasse a carteira proceder à sua devolução, nas autoridades, por exemplo.

Distribuídas as carteiras, os repórteres ficaram à espera, verificando quantas seriam devolvidas. Helsínquia, na Finlândia, foi a cidade mais honesta, onde apenas uma carteira ficou perdida: as restantes onze foram recuperadas.

Bombaim, na Índia, ficou em segundo lugar, com nove carteiras recuperadas e apenas três perdidas. Budapeste (Hungria) conseguiu um resultado idêntico (oito em 12), tantas quantas Nova Iorque, nos EUA.

Nesta lista de cidades mais honestas, segue-se Moscovo (Rússia) e Amesterdão (Holanda), cujos cidadãos devolveram sete carteiras das 12 que encontraram. Com metade do total, seguem-se Berlim (Alemanha) e Ljubljana (Eslovénia).

A partir daqui, entramos no campo em que a probabilidade de recuperar uma carteira perdida não chega aos 50 por cento. Em Londres (Reino Unido) e Varsóvia (Polónia), apenas cinco carteiras regressaram ao ‘dono’.

Já em Bucareste (Roménia), Zurique (Suíça) e no Rio de Janeiro (Brasil), apenas quatro. Em Praga (República Checa), somente três das 12 regressaram à origem, sendo que nesta lista de honestidade da Reader’s Digest, marcam presença as capitais dos países da Península Ibérica: Madrid só devolveu duas carteiras e Lisboa apenas uma. E assim a capital portuguesa conquistou o título de cidade menos honesta.

Mas há um facto curioso neste trabalho. A carteira recuperada em Lisboa foi-o graças à honestidade de um casal de… holandeses, que passava férias em Portugal.

Num olhar aos resultados de todas as cidades, a Reader’s Digest considera que o mundo é honesto: das 192 carteiras ‘perdidas’, 90 foram recuperadas. “É inspirador ver tantas pessoas honestas em todo o mundo”, destaca a editora da revista, Catherine Haughney.

Em destaque

Subir