Tecnologia

Scooter criada em Portugal gasta 40 cêntimos aos 100 quilómetros

scooter_uc_eletricaProjeto pioneiro do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra levou à criação de uma scooter elétrica, que regista um consumo reduzido, zero emissões de dióxido de carbono e diversos tipos de condução disponíveis. A versão final desta scooter fica concluída dentro de meses.

A solução para o elevado preço dos combustíveis pode estar numa scooter com rótulo português, desenvolvida na Universidade de Coimbra. O veículo percorre 100 quilómetros com um gasto irrisório de 40 cêntimos, sendo que apresenta outro número agradável: zero emissões de dióxido de carbono.

É uma scooter elétrica, de baixo consumo, amiga do ambiente, que poderá chegar em breve ao mercado. Foi criada no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e apresenta uma autonomia máxima de 140 quilómetros.

Ainda oferece como argumentos a possibilidade de adaptar a condução a diferentes tipos de condutores: os que apreciam um estilo mais desportivo, os que preferem uma condução mais económica, ou os que privilegiam a segurança na estrada.

A scooter está prestes a entrar no mercado. O projeto está pronto, a versão final fica concluída ainda em 2012, restando apenas que a indústria manifeste interesse em comercializá-la.

Os preços desta scooter elétrica, de consumo irrisório, amiga do ambiente e com selo português ainda não podem ser definidos. Mas, o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra estima que não ultrapasse os cinco mil euros.

Em destaque

Subir