Nas Notícias

Saúde: Pessoas expostas a mais stress e ansiedade podem desenvolver o cancro

stresseA Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, efetuou um estudo em que concluiu que a ansiedade e stress podem acelerar o desenvolvimento do cancro. A investigação, publicada na revista ‘PLoS ONE’, encontra a ligação entre uma das ‘doenças’ dos tempos modernos, o stress, com a patologia que dizima milhares de pessoas no mundo.

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Stanford encontrou relação entre um traço de personalidade mais débil ao stresse e ansiedade ao desenvolvimento do cancro. O nervosismo e ansiedade não são ‘amigos’ do cancro. 

A investigação foi feita utilizando ratos em dois ensaios distintos: um com os ratos nervosos e o outro com ratos num estado tranquilo. Na etapa seguinte, as cobaias foram sujeitas a radiação ultravioleta, de forma a criar uma exposição idêntica à de quem passa demasiado tempo ao sol. Após o aparecimento de cancro da pele nas cobaias, a equipa testou as diferenças entre os mais e menos nervosos.

Num trabalho liderado pelo imunologista Firdaus Dhabhar, especialista em stresse, concluiu que os ratos de laboratório mais nervosos sofreram as lesões mais graves e que apenas esse grupo sofreu metástases.

Dhabhar salienta, ainda, que a ansiedade provocada nos ratos com níveis de stresse mais elevado atrai uma molécula que parece atrair um tipo específico de glóbulos brancos, que combatem a imunidade protetora que poderia ser dirigida às células cancerígenas.

Em destaque

Subir