Nas Notícias

Saúde: Ministério quer contratar já em setembro 750 enfermeiros a 1200 euros mensais

centro saudeO Ministério da Saúde pretende contratar, em setembro, 750 enfermeiros a 1200 euros mensais. O sindicato alega que a proposta é insuficiente para o número de enfermeiros em situação precária. A decisão surge após este ter denunciado a existência de enfermeiros contratados por 3,96 euros por hora.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses vai negociar com o executivo os moldes do concurso que será lançado já em setembro, para a contratação de 750 enfermeiros a 1200 euros mensais.

Serão debatidas, nomeadamente, as questões relativas à abertura do concurso, o número de vagas distribuídas por instituição, e se o concurso será ou não de âmbito estritamente nacional.

Entrevistada pela Agência Lusa, a presidente do sindicato, Guadalupe Simões, diz que a proposta, feita em julho, é insuficiente para contemplar o universo de 1600 enfermeiros que se encontram em situação precária de emprego.

O ministério, por sua vez, garante que se este concurso não for suficiente para prover as necessidades mais urgentes, será aberto um novo já no início do próximo ano.

Este concurso, de caráter excecional, surge depois da polémica em torno da contratação de enfermeiros por 3,96 euros por hora, através de empresas de subcontratação.

Qualquer enfermeiro poderá concorrer. Será, no entanto, dada prioridade aos profissionais que já tenham vínculo ao Estado.

Em destaque

Subir