Economia

INE: confiança dos consumidores portugueses melhora, mas mantém-se negativa

economia-recuperacaoO índice de confiança dos consumidores subiu no mês de agosto, mantendo a rota ascendente verificada desde fevereiro deste ano, embora continue com valores muito abaixo da média, indica o o inquérito revelado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados divulgados hoje pelo INE, embora se tenha “prolongado o perfil positivo iniciado em fevereiro”, o indicador de confiança dos consumidores portugueses manteve-se em terreno negativo (-49,2 pontos), longe da média da série (-28,6 pontos).

Para esta ligeira melhoria contribuíram “os contributos positivos das perspetivas sobre a evolução da situação económica do país e sobre a situação financeira das famílias e das expetativas relativas à evolução do desemprego, mais expressivo nos dois últimos anos”, refere o comunicado do INE.

Em termos setoriais, o INE destaca a melhoria da confiança dos consumidores nos setores da Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Serviços e Comércio, embora nos dois últimos casos a evolução tenha sido menos positivo.

Já sobre a perspetiva dos portugueses em relação ao desemprego para os próximos 12 meses, a opinião também evoluiu positivamente, passando de 69 pontos para 67,2 pontos, mesmo assim um valor elevado e longe da média de série, que é de 43,1 pontos.

Em destaque

Subir