Nas Notícias

Sara Norte condenada: 16 meses de prisão efetiva em Espanha

sara_norte1Sara Norte, atriz portuguesa que transportava 800 gramas de droga, foi condenada a uma pena de prisão efetiva de 16 meses. A filha de Vítor Norte terá de cumprir a pena em Algeciras, no Centro Penitenciário de Botafuegos.

 

A pena de Sara Norte foi conhecida hoje. A portuguesa de 26 anos – que foi travada pelas autoridades, a 6 de fevereiro, com 800 gramas de haxixe escondidos no estômago – terá de cumprir 16 meses em Espanha, numa prisão de Algeciras, onde Norte estava presa preventivamente, a aguardar julgamento.

Sara Norte, recorde-se, foi apanhada pelas autoridades espanholas com uma quantidade elevada de haxixe no estômago. A primeira medida na estratégia de defesa foi escrever um pedido de desculpas direcionado ao Consulado em Sevilha.

A atriz havia negado o apoio consular ao início, mas o advogado Correia de Almeida, contratado pela família, terá explicado à jovem as vantagens de seguir os trâmites habituais nestes casos.

O objetivo passava também por desmontar a tese de que Sara Norte faça parte de um grupo de tráfico de droga. Correia de Almeida acreditava que a jovem de 26 anos poderia ser libertada sob o pagamento de caução, mas não conseguiu.

Durante este processo, foi feita uma nova pesagem à droga que Sara Norte transportava, o que veio reduzir o peso em 200 gramas, em comparação com o peso inicial. Este facto permitiu reduzir o quadro penal.

Com a condenação, o advogado de Sara Norte deverá agora apelar, para que a pena seja cumprida em Portugal.

Em destaque

Subir