Mundo

Sandálias do Presidente brilham na apresentação de ministro no Uruguai

sandalias uruguai 210sandalias uruguai bigMario Bergara tomou posse como o novo ministro da Economia do Uruguai, mas a cerimónia ficou marcada pelas sandálias de José Mujica, o humilde chefe de Estado considerado “o Presidente mais pobre do mundo”.

José Mujica é um homem simples e, numa altura em que o Uruguai enfrenta uma onda de calor, resolveu usar sandálias. Só que Mujica é também o Presidente uruguaio e foi com esse calçado informal que se apresentou na cerimónia de tomada de posse de Mario Bergara, o novo ministro da Economia.

Enquanto o novo governante envergava os clássicos fato e gravata, tal como o vice-presidente Danilo Astori, José Mujica – conhecido como “o presidente mais pobre do mundo” – estava descontraído com as sandálias e uma camisa com o colarinho desabotoado, tendo mesmo arregaçado as calças.

Enquanto o chefe de Estado ignorava a etiqueta do protocolo, Mario Bergara explicava os motivos que o levaram a aceitar o convite. O ministro da Economia foi empossado após a renúncia de Fernando Lorezeno, envolvido no escândalo da falência da companhia aérea Pluna.

Em junho de 2012, a empresa que detinha 75 por cento da Pluna, a LeadGate, entregou a companhia ao Estado. Em menos de um mês, a Pluna faliu. “Sou responsável por essa estratégia que fracassou e assumo-o”, assumiu, ontem, o Presidente José Mujica.

Em destaque

Subir