Tecnologia

Samsung proibida de vender Galaxy Tab 10.1 nos EUA por causa da Apple

galaxy_tab_101_1Criadora do iPad conseguiu que um tribunal californiano fechasse as portas do país à concorrente sul-coreana. Em causa está a ‘velha’ guerra das patentes entre as duas empresas. Apple acusa Samsung de copiar descaradamente os seus produtos.

É uma autêntica guerra o que se assiste atualmente no mundo da tecnologia, em particular em questões relativas a patentes. A questão que se coloca é sempre a mesma: afinal, quem inventou primeiro o quê?

Esta terça-feira, a Samsung, não perdendo a tal guerra, foi derrotada numa importante batalha. A empresa sul-coreana está proibida a partir de agora de comercializar o Galaxy Tab 10.1 nos Estados Unidos. Em causa está, claro é, uma queixa apresentada pela sua principal concorrente no mercado dos tablets, falamos da Apple, obviamente.

A empresa liderada por Tim Cook já havia avançado com uma providência cautelar num tribunal californiano, queixando-se de que a empresa sul-coreana copiara na íntegra os seus produtos, quer a nível de hardware quer a nível de software. Os juízes norte-americanos deram agora razão à criadora do iPad.

Logicamente que a decisão pode ser anulada num futuro próximo, até porque a Samsung irá, ao que tudo indica, apresentar recurso. Certo é que, aconteça o que acontecer, trata-se de um duro golpe para a fabricante do Tab 10.1, que perderá milhões de dólares em vendas pelas terras do Tio Sam.

Já a Apple, excluída uma das suas principais concorrentes, naquele país, fica com o caminho aberto para se destacar cada vez mais na liderança dos tablets. Para já, a empresa apenas tem de efetuar um depósito que servirá no fundo como caução, cerca de 2,5 milhões de dólares. Caso venha a ser provado que a Samsung não violou qualquer patente, esse valor é entregue à sul-coreana.

Em destaque

Subir