Nas Notícias

Saiu acusação da Operação Marquês: José Sócrates responde por 31 crimes

A Procuradoria-Geral da República acaba de divulgar a acusação da Operação Marquês. O arguido mais mediático, José Sócrates, vai responder em tribunal pela prática de 31 crimes, incluindo corrupção e branqueamento de capitais.

O despacho final, com mais de 4000 páginas, refere que serão levados a julgamento 28 arguidos. Para além do ex-primeiro-ministro, destacam-se os nomes de Armando Vara, Ricardo Salgado, Hélder Bataglia,  Zeinal Bava e Henrique Granadeiro.

José Sócrates está acusado da prática de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 branqueamento de capitais, nove falsificação de documento e três fraude fiscal qualificada. No total, o arguido mais mediático do processo responde por 31 crimes.

Sofia Fava, a ex-mulher do ex-primeiro-ministro, também se encontra entre os arguidos. É acusada de um crime de branqueamento de capitais e um de falsificação de documento.

Carlos Santos Silva, o amigo que emprestava dinheiro a José Sócrates, vai responder por um crime de corrupção passiva de titular de cargo político, um de corrupção ativa de titular de cargo político, 17 de branqueamento de capitais, dez de falsificação de documentos, um de fraude fiscal e três de fraude fiscal qualificada.

Já Ricardo Salgado, o antigo ‘dono disto tudo’, vai responder por um total de 21 crimes, incluindo corrupção ativa. Henrique Granadeiro é acusado da prática de oito crimes, enquanto Zeinal Bava e  Armando Vara, outros arguidos também mediáticos, são acusados de cinco crimes.

No comunicado distribuído à imprensa, a Procuradoria-Geral da República salientou que ao longo do inquérito foram inquiridas mais de 200 testemunhas e efetuadas cerca de 200 buscas.

Foram ainda recolhidos dados bancários sobre cerca de 500 contas, quer domiciliadas em Portugal, quer no estrangeiro, e vasta documentação em suporte digital e em papel.

Em destaque

Subir