Mundo

Rússia propõe plano de segurança nuclear

Quando se assinala o 25.º aniversário da catástrofe de Chernobyl, a Rússia propõe um plano para aumentar a segurança das centrais mundiais de energia nuclear. O Presidente Dmitry Medvedev anunciou que este projeto será apresentado na cimeira do G8, que decorre em maio.

“Em maio, a Rússia vai avançar com uma iniciativa concreta que tem como finalidade aumentar a segurança das centrais nucleares do G8. As medidas defende mais responsabilidade para os países que produzem energia nuclear “, revela Medvedev.

Numa altura em que se assinalam 25 anos desde o desastre de Chernobyl – que continua a fazer vítimas – o Presidente russo defende que os países assumam a “responsabilidade de reagir de forma eficiente” perante acidentes em centrais nucleares.

Por outro lado, “deve ser reforçada a segurança” destas centrais, para evitar desastres. Medvedev defende “medidas adicionais” na construção e manutenção daqueles espaços, com regras comuns para todos os estados, que “têm de ser respeitadas”.

Caberá à Agência Internacional de Energia fazer cumprir as novas leis e exercer uma função de vigilância. Medvedev revelou que as propostas da Rússia serão apresentadas brevemente aos países que apostam na energia nuclear para fins pacíficos”.

Ontem assinalou-se o 25.º aniversário desde o terrível desastre de Chernobyl, que continua a fazer vítimas, devido aos elevados níveis de radiação. Por outro lado, o sismo no Japão também levantou o véu sobre a vulnerabilidade das centrais nucleares.

Mas é sobretudo Chernobyl que ganha ênfase com estas declaração. Além do elevado número de vítimas que ainda persiste, ficou para a história o silêncio da então União Soviética sobre este desastre.

Em destaque

Subir