Economia

Ajuda externa: Portugal precisa de acordo urgente

Portugal está numa encruzilhada, entre a urgência de um acordo para ajuda externa e a necessidade de tempo para que esse acordo seja alcançado. Amadeu Altafaj Tardio, porta-voz do comissário dos Assuntos Económicos, não estabelece uma data para a conclusão do processo. O mês de maio é o limite.

O porta-voz do comissário dos Assuntos Económicos fala em “urgência” na conclusão do processo negocial que permitirá a Portugal aceder a ajuda externa, mas assume que as negociações “demorarão o tempo que for preciso”. Mas o tempo escasseia e o acordo terá de ser alcançado nas próximas semanas. 

Amadeu Altafaj Tardio dá mais ênfase, por isso, “à consciência” de que os partidos devem ter, uma vez que o processo negocial entre Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia tem de ficar concluído o mais brevemente possível.

Nesse sentido, apelou a um sentido de responsabilidade desses partidos, para que a troika conclua as negociações em maio, para poder ser aprovada pelo Ecofin, no dia 16. Antes, porém, será necessário um acordo com os partidos e o consentimento do Presidente da República, uma vez que o Governo está demissionário.

Em destaque

Subir