Mundo

Indonésia: Sismo em Java sem alerta de tsunami


Terramoto de magnitude 6,3 na escala de Richter foi sentido na ilha indonésia de Java. O instituto sismológico não emitiu qualquer alerta de tsunami e as autoridades locais também não registaram, até ao momento, vítimas mortais ou danos materiais assinaláveis. A intensidade do sismo varia de agência para agência.

Mais um enorme susto para os habitantes de Java, que sentiram, há poucas horas, um terramoto de intensidade moderada, de magnitude 6,3 e uma réplica de 5,4 na escala de Richter (números que variam de agência para agência. O instituto sismológico indonésio revela que o epicentro localizou-se a 275 quilómetros de Jacarta (a 24 quilómetros de profundidade).

Não foi emitido qualquer alerta de tsunami nem há relatos de danos materiais, apesar do enorme pânico gerado por este terramoto. Uma refinaria de petróleo local não foi afetada pelo sismo.

Segundo relatos divulgados pela AFP, as pessoas correram para o exterior das suas casas, assustadas, e foram acalmadas por profissionais de gestão de desastres. E o medo de um sismo de maior intensidade é, para já, o grande motivo de preocupação.

Localizada no ‘Anel de Fogo do Pacífico’, a Indonésia enfrenta uma atividade sísmica muito forte, com cerca de 7000 terramotos por ano, em média.

Em destaque

Subir