Nas Notícias

Rui Reis ganha 2,35 milhões de euros para investigar regeneração de tecidos humanos

rui reisOs trabalhos na área da engenharia e regeneração de tecidos humanos valeram a Rui Reis uma bolsa de 2,35 milhões de euros, mas mais importante para o investigador do 3B’s é o reconhecimento, negado “pelos poderes científicos instalados” em Portugal.

O investigador português Rui Reis foi distinguido pelo European Research Council (ERC) com uma bolsa de investigação científica no valor de 2,35 milhões de euros. O prémio permitirá ao diretor do Grupo de Investigação 3B’s (Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics), que também preside ao Laboratório Associado ICVS/3B´s da Universidade do Minho, desenvolver o projeto ComplexiTE nos próximos cinco anos.

“É um momento único conseguir algo tão difícil e competitivo e que só está ao alcance dos melhores cientistas da Europa. Conseguí-lo aos 45 anos e sempre a trabalhar em Portugal, nunca tendo sido reconhecido pelos poderes científicos instalados e pelas gerações que me antecederam, reforça certamente a importância da atribuição desta bolsa”, afirmou Rui Reis.

O cientista tem investigado a engenharia e regeneração de tecidos humanos, procurando desenvolver uma abordagem única e multidisciplinar através da combinação de metodologias avançadas com tecnologias inovadoras. A intenção é permitir que, no futuro, sejam criadas estruturas complexas de biomateriais e células estaminais.

“O objetivo principal do projeto será desenvolver investigação de topo que gere propriedade intelectual (patentes) e que permita produzir e melhorar novas estratégias de engenharia de tecidos relevantes a nível industrial e clínico”, explicou o 3B’s, por comunicado.

Ao desenvolver o conhecimento no campo da medicina regenerativa, Rui Reis abre a porta ao desenvolvimento de substitutos de tecidos com funcionalidades únicas. O pioneirismo do trabalho foi distinguido pelo ERC com uma bolsa que apoia projetos transversais a várias áreas científicas desenvolvidos por investigadores seniores, com o intuito de aumentar a competitividade e a visibilidade internacional da investigação europeia.

A bolsa da ERC segue-se ao financiamento de 3,15 milhões de euros que a Comissão Europeia concedeu a Rui Reis para um projeto na área da nanomedicina.

Em destaque

Subir