Nas Notícias

Rui Moreira: “Sei que muitas vezes voltar atrás nas decisões não é fácil”

O presidente da Câmara do Porto elogiou o Governo por candidatar esta cidade – e não Lisboa – para sede da Agência Europeia do Medicamento (AEM). “Valeu a pena levantar a voz e seguir o processo que achámos adequado”, considerou Rui Moreira.

Começando por “saudar o Governo, por saber olhar para os argumentos e tomar a decisão certa”, o autarca manifestou o óbvio agrado com a escolha do Porto para encabeçar a candidatura portuguesa à sede da AEM.

“Não é uma questão nacional, temos de transformar esta candidatura numa opção vencedora a nível internacional”, sustentou Rui Moreira.

Ladeado pelas figuras que o acompanharam na pressão da “candidatura musculada” do Porto sobre o Governo, o autarca frisou a “marca do processo político bem conduzido” pelo primeiro-ministro e pelo ministro da Saúde.

“Sei que muitas vezes voltar atrás nas decisões não é fácil”, admitiu Rui Moreira, dando “mérito ao Governo por reabrir um processo que parecia estar fechado” a favor de Lisboa.

“Nada está ganho”, lembrou ainda: “A única coisa que sabemos agora é que temos uma candidatura portuguesa que aposta na cidade do Porto” e que “passa pelas universidades e por todas as instituições que colaboraram connosco”.

Ter em Portugal a sede da AEM será “muito importante para o país, para a região, para toda a área metropolitana, para o Porto, para todos os cidadãos”, concluiu o presidente da Câmara do Porto.

Em destaque

Subir