Desporto

“Ronaldo será muito amado em Turim”, crê português ‘louco’ pela Juventus

Cristiano Ronaldo deverá rumar a Turim e assumir uma nova aventura na carreira. O PT Jornal conversou com Rui Curado, um adepto português que é uma espécie de ‘Embaixador’ do clube italiano em Portugal, que nos contou como os adeptos olham para esta mudança e, desde logo, fica uma convicção: “Ronaldo vai ser muito amado”, crê este adepto que lhe dá as ‘boas-vindas’ a Turim.

Quando se é criança e se começa a ‘namorar’ a bola e a gostar de ver jogos de futebol, raros são os casos em que se enche a boca para dizer que o clube amado joga longe, numa terra distante a cerca de 1.900 quilómetros.

E se ainda hoje é um pouco assim, apesar da globalização da bola que nos mete quase diariamente em casa o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern e tantos, tantos outros clubes, antigamente era mais estranho ser-se e sentir-se a paixão por um clube estrangeiro.

Rui Curado, minhoto nascido e criado em Caminha, onde o Minho desagua e Espanha espreita, não tinha qualquer ligação a Itália mas cedo percebeu que o seu coração não palpitava como o dos amigos nesta coisa do futebol; o coração de Rui, que tinha um carinho pelo Benfica, batia bem mais pelos rapazes daquela Juventus que tinha Roberto Baggio, Antonio Conte, Vialli e o seu ídolo Del Piero.

Acompanhar o Calcio (campeonato italiano) não era comum até porque aquilo era defesa a mais para quem olha a estética e o vibrar dos golos. Mas nisto do amor não se manda no coração e o de Rui Curado, no que ao futebol diz respeito, é uma espécie de varanda virada para Turim.

De tal modo que a televisão oficial do clube fez uma reportagem sobre adeptos da Juve espalhados pelo Mundo e Rui Curado teve oportunidade (ele diz que foi uma “honra”) de dar o seu testemunho ao canal do seu clube de sempre.

Agora que Cristiano Ronaldo está perto de ser oficializado como reforço da Vecchia Signora (traduzindo: Velha Senhora, como é conhecida a Juventus), o PT Jornal conversou com este ‘Embaixador’ da Juve em Portugal.

Desde logo, quisemos perceber como é que os adeptos – no fundo, a eterna alma dos clubes – estão a acompanhar esta situação.

Rui Curado não tem dúvidas em assumir que a chegada de Ronaldo à Serie A vai tornar a Liga transalpina mediática.

“Claramente é um grande cartaz para a Serie A”, vaticina, mencionando as razões que o levam a antecipar esse cenário.

“O Ronaldo é um excelente profissional e também um exemplo para os mais novos”, manifesta, não escondendo que CR7 é uma marca que se paga a si mesmo com o marketing que arrasta.

“As camisolas fazem parte do negócio [risos]. Espero que em meia dúzia de meses as camisolas possam pagar a transferência [risos]”.

Aos 33 anos, Ronaldo procura um outro desafio numa carreira que começou na Madeira, solidificou-se no Sporting, explodiu no lado vermelho de Manchester e o levou ao patamar de lenda de prestígio entre Real Madrid e a Seleção Nacional.

Clichés à parte, a saudade, palavra de sentimento tão português, não é coisa que Ronaldo possa vir a ter de Madrid, acredita Rui Curado, sobretudo, pela forma como o ‘berço’ de Turim quer ‘embalar’ o 7 português.

“Acho que a Juventus vai dar uma excelente oportunidade ao Ronaldo de ser decisivo”, sustenta, e toca no ponto mais sentimental.

“E também muito valorizado e amado longe de Madrid.”

Certo é que este ‘Embaixador’ da Juventus em Portugal, que sem surpresa já passou o amor ao seu filho Lucas, explica que os tiffosi da Juve esfregam as mãos de felicidade com a esperada chegada de Ronaldo a Turim.

” O povo esta muito feliz , não só porque Ronaldo é o melhor do mundo, como vai ter prestígio e a atenção de todos”, salientou.

E com Ronaldo na equipa, há uma Velha Senhora do futebol europeu que ficará mais perto da conquista da emblemática Liga dos Campeões.

Ronaldo “é um grande cartaz para a Serie A”

“Acho que isso nos continua a colocar num lugar de destaque. Talvez até entre as quatro melhores equipas da Europa com grandes aspirações à tão mítica Champions.”

Questionado pelo PT Jornal se os adeptos da Juventus olham para Cristiano Ronaldo como uma espécie de lenda para fazer esquecer o mediatismo de Gigi Buffon, Rui Curado não acredita que esse seja um dos objetivos dos donos da Vecchia Signora.

“Pessoalmente não acho que esta contratação do Ronaldo tenha a ver com o Buffon, ou a saída dele!”, palavra de adepto que confia nas capacidades para carregar a Juve aos títulos internacionais.

Veja um excerto da reportagem que o canal oficial da Juventus fez a adeptos espalhados pelo mundo e Rui Curado foi um dos entrevistados:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=YADK8MA8G889

Veja imagens de Rui Curado quando esteve em Turim a falar para o canal oficial da Juventus:

Em destaque

Subir