Cultura

Roma cobre as estátuas para receber Presidente do Irão

estatuas tapadasHassan Rouhani, o presidente do Irão, está numa visita oficial a Itália. Em Roma, as estátuas e outras obras de arte com nudez foram ‘vestidas’ para não ferir a dignidade da comitiva iraniana.

O dinheiro berra sempre mais alto. Mesmo em Itália, uma das pátrias da arte clássica.

Estátuas e outras obras de artistas do Renascimento (e de outros movimentos artísticos) estão a ser ‘vestidas’ com caixotes brancos no dia em que a Itália e o Irão assinaram acordos comerciais no valor de 18 mil milhões de dólares.

Como a receção oficial do primeiro-ministro italiano ao Presidente do Irão foi realizada num museu, em Roma, os caixotes brancos rapidamente chamaram a atenção.

Para não ferir a dignidade da comitiva de Hassan Rouhani, oriunda de um país muçulmano onde a nudez é proibida por lei (até nas obras de arte), as estátuas e várias outras peças do Museu Capitolino foram cobertas com os citados caixotes.

Como o consumo de álcool também é pecado, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, mandou proibir que servissem vinho, outro dos produtos mais típicos de Itália, segundo avançou a agência ANSA.

A assinatura dos acordos comerciais foi anunciada pelos dois governantes junto à estátua – vestida, claro está – equestre do antigo imperador Marco Aurélio.

Esta foi a primeira visita oficial de Hassan Rouhani a um país europeu desde o recente levantamento das sanções económicas ao Irão.

Em destaque

Subir