Desporto

Roberto Mancini: “Gostaria de ser campeão pelo Benfica”

mancini_1Técnico do Manchester City afirma em entrevista que gostaria de ser campeão em Portugal, à frente de um clube “que fez a história do futebol”, afirma. Contudo, treinador italiano aponta Espanha como um eventual destino no futuro.

Dias após de vencer a Premier League no comando do Manchester City, devolvendo assim ao clube celeste o título 44 anos depois, Roberto Mancini faz esta semana uma afirmação que é, no mínimo, curiosa.

Numa altura em que o técnico começa a ganhar mercado, é o próprio a afirmar que um dos clubes que gostaria de treinar em toda a Europa fica em Lisboa: “Gostaria de ganhar um dia a Liga Espanhola, mas também vencer em Portugal, ao serviço do Benfica”, confessa, em entrevista dada ao italiano Corriere dello Sport.

O treinador de 47 anos, antigo jogador de Bolonha, Sampdória, Lazio e Leicester City, aponta o passado do clube da Luz como a razão de tal ambição: “Tratam-se de clubes que fizeram a história do futebol”, continua.

Mesmo assim, está excluída uma eventual vinda para Portugal, até porque o objetivo atual é outro: “Só penso no City”, conclui, deixando portanto antever que vai continuar no comando dos ‘citizens’ com os olhos postos na Liga dos Campeões da próxima época.

Após ter pendurado as botas como jogador na época de 2000/01, Roberto Mancini tornou-se imediatamente treinador da Lazio. Em 2001/02 ainda chegou ao comando da Fiorentina, mas viria a voltar ao clube de Roma. Passou depois pelo Inter de Milão, onde ganhou os seus primeiros troféus como treinador. Foi tri-campeão de Itália, de 2005 a 2008, conquistando ainda duas taças e duas supertaças. É então substituído por José Mourinho e fica uma época sem treinar. Em 2009 aceita o desafio da Premier League e dos milhões dos donos do City. Ao comando do clube celeste, tinha até há bem pouco tempo apenas uma Taça de Inglaterra conquistada, em 2010/11. No último domingo sagrou-se campeão inglês.

Em mais de 100 anos de história, o Benfica apenas por uma vez teve um técnico italiano no comando. Giovanni Trapattoni guiou os encarnados ao título, em 2004/05.

Em destaque

Subir