Mundo

Robert Moog recordado com um doodle da Google a 23 de maio

robert_moogRobert Moog, músico e engenheiro norte-americano inventor do Moog, é homenageado hoje com um google doodle, no dia em que se assinalaria mais um aniversário. Robert Moog criou, com o compositor Herbert Deutsch, um sintetizador moderno, apresentado em congresso no ano de 1964.

Robert Moog é recordado hoje, no principal motor de busca do mundo, que apresenta um doodle com a criação que concedeu notoriedade a este inventor norte-americano: o Moog, um sintetizador de sons modernos.

O criador do Moog nasceu a 23 de maio de 1934, em Nova Iorque, e desde muito novo se interessou pela música, sendo que não se conformava com os instrumentos de que dispunha. Robert associou a sua paixão pela música com o prazer de criar algo novo e aos 30 anos mostra a sua invenção, em resultado de uma parceria com o compositor Herbert Deutsch.

Este primeiro Moog que Robert e Herbert era monofónico, analógico e impedia que se criassem acordes, além de que exigia permanente afinação. E esta limitação esteve na origem de um projeto mais amplo, materializado na Moog Music Inc., empresa de Robert Moog que produziu sintetizadores.

Wendy Carlos, a banda ‘Emerson, Lake & Palmer’ e o teclista Keith Emerson foram alguns dos artistas que utilizaram os sintetizadores avançados de Robert Moog, inventor que quis avançar na sua criação e lançou, mais tarde, o Minimoog.

Robert Moog não teria noção, certamente, de que este novo aparelho seria o mais vendido de todos os tempos. O sucesso foi imediato, mas o desejo de surpreender levou este norte-americano a avançar para novos instrumentos inovadores.

O passo seguinte viria a ser o lançamento do Moog Taurus, um sintetizador para ser tocado com os pés, o que permitia ser usado como contrabaixo, libertando as mãos do músico.

A empresa de Robert Moog continuou a inovar. Aposta no Vocoder –aparelho ligado a um microfone, que permitia alteração na voz – e no Polymoog, em 1976 – um sintetizador polifónico e que vinha com sons gravados de fábrica.

A Moog Music Inc. era já um caso de tremendo sucesso no mundo da música, mas haveria mais Moog prontos a sair da fábrica. E assim nasce o Liberation, um teclado para usar como uma guitarra, e o Memorymoog, para gravar sons do teclista.

Hoje, 23 de maio, data em que Robert Moog completaria o 78.º aniversário, a pá Gina principal do google apresenta um doodle que oferece ao usuário um sintetizador, que permite gravações e partilhas de sons.

Em destaque

Subir