Tecnologia

Megaupload: Kim Schmitz recusa-se a dar acesso aos computadores pessoais

kim_schmitz_1Segundo o advogado do informático, ao todo são mais de 130 os computadores, entre desktops e portáteis. Criador do Megaupload só quer dar acesso a terceiros caso tenha algum género de recompensa no processo.

Kim Schmitz, o fundador do site Megaupload, fechado pelo FBI em janeiro deste ano, não quer dar acesso a computadores pessoais aos investigadores. Segundo o seu advogado, as razões são duas. O programador informático alega, em primeiro lugar, que os discos das máquinas apenas contêm dados pessoais, como imagens e vídeos da família.

Por outro lado, Kim pretende ganhar um pouco com isto, ou seja, o alemão quer ser beneficiado no processo, caso ceda nesta parte. Recorde-se que o informático encontra-se a aguardar julgamento em liberdade condicional, juntamente com mais três membros da conhecida plataforma.

Também em março, o tribunal neozelandês tinha concedido a Kim ‘Dotcom’ a possibilidade deste gastar uma certa quantia de dinheiro por mês, cerca de 60 mil dólares era o teto máximo. Saiba mais aqui.

Cerca de um mês depois, em abril, o mesmo tribunal autorizou o alemão a aceder à Internet. Saiba mais aqui.

Recorde-se que Kim Schimtz, criador e um dos lideres do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito. Só em 2010, estima-se que ‘Dotcom’ tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

Em destaque

Subir