Tecnologia

Roaming: Falar no estrangeiro fica mais barato a partir de julho

sms_1Novo acordo atingido em Bruxelas, esta semana, prevê reduções no preço das chamadas, das SMS e do acesso à Internet, até 2014, de forma faseada. Após este período de reduções, clientes vão puder escolher qual a operadora que querem, sempre que viajarem dentro da União Europeia.

Boas notícias para quem costuma viajar para países da União Europeia. Já a partir de 1 julho, falar no estrangeiro vai ficar mais barato. Esta mudança advém de um acordo alcançado esta semana, em Bruxelas, onde Eurodeputados e Governos abordaram a questão e chegaram a um entendimento. A proposta para preços mais baratos foi aprovada com 578 votos a favor e apenas 10 contra.

Assim, a partir de 1 de julho, falar durante um minuto passa a custar, no máximo, 29 cêntimos, em vez de 35. Já nas mensagens de texto, o teto máximo dos preços é de nove cêntimos, em vez dos 11 atualmente praticados.

A nível da transferência de dados e do acesso à Internet também vão haver preços mais baixos. Um megabyte custa, a partir de 1 julho, no máximo 70 cêntimos.

Mas as reduções não se ficam por aqui. De forma faseada, e até 2014, os preços vão continuar a abaixar. O custo de um minuto numa chamada cairá para 19 cêntimos, o da mensagem de texto para seis cêntimos e o da transferência de dados (acesso à Internet) para 20 cêntimos, por megabyte.

Após 2014, e com preços nunca antes praticados dentro da União Europeia, os clientes ficam ainda com a possibilidade de escolher a operadora que pretendem, sempre que forem viajar.

Desta forma, podem ficar ligados a dois operadores, um do país onde residem e outro do estrangeiro.

Em destaque

Subir