Desporto

Rivais durante 74 anos, dois clubes unem-se em busca da glória (com vídeo)

A pequena cidade de Ossett, em Inglaterra, viveu os últimos 74 anos dividida entre o amor e o ódio aos dois clubes, o Ossett Albion e o Ossett Town. Em 2018 decidiram unir-se, esquecer a rivalidade e procurar melhores resultados sob um só nome, o Ossett United.

É uma história de 74 anos que terminou, este ano, com um final feliz. A rivalidade entre os pouco mais de 21 mil habitantes da pequena cidade de Ossett, na zona oeste de Yorkshire, acabou num projeto conjunto que almeja melhores resultados.

As duas equipas da cidade sempre ambicionaram chegar ao topo do futebol inglês, mas continuam ‘perdidos’ na Northern Premier League Division One Fourth, onde terminaram nos 15.º e 16.º posto.

Esta temporada, sob o lema “juntos somos mais fortes”, os dois clubes fundiram-se e projetam, agora, a melhores resultados.

“Ossett não é uma grande cidade. Percebemos que os dois clubes estavam a impedir-se um ao outro de progredir. Há muitos clubes neste patamar a lutar pela sobrevivência”, explicou Phil Smith, o diretor executivo do novo clube, à BBC.

As duas equipas, fundadas em 1936 e 1944, criaram uma nova imagem e substituíram as camisolas amarelas e vermelhas pelo azul celeste.

Apesar de pequena, a cidade tinha dois estádios, um para cada emblema, pelo que um deles foi doado à equipa feminina do antigo Ossett Albion, enquanto o outro encontra-se em obras, para ficar o espelho do novo Ossett United.

A mudança deixou vários habitantes da cidade felizes e motivados para o futuro, mas houve quem não gostasse da decisão.

De acordo com Phil Smith, os adeptos mais antigos mostraram o seu desagrado pela decisão, chegando a existir quem tema “perder tempo na mesa de bilhar” por agora serem mais pessoas a frequentar as instalações do clube.

Certo é que, ainda que a temporada esteja no início, os resultados estão à vista: em três jogos, dois triunfos e um empate para o Ossett United, e mais do triplo de camisolas vendidas que o os antigos dois emblemas – ‘apenas’ 360.

O clube criou também uma nova plataforma digital onde vai mostrando os desenvolvimentos aos adeptos.

Veja o primeiro treino deste novo emblema.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=K6M5S43GOSOK

Em destaque

Subir