Nas Notícias

Risco máximo de incêndio em sete concelhos, alerta Instituto de Meteorologia

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), há sete concelhos de Coimbra, Faro e Guarda com “risco máximo” de incêndio, durante esta terça-feira. As regiões centro e sul são as únicas nos patamares mais elevados de alerta: risco máximo, muito elevado ou elevado.

Os sete concelhos com bombeiros em alerta máximo (situados nos distritos de Coimbra, Faro e Guarda) são Arganil, Celorico da Beira, Guarda, Monchique, Oleiros, Pampilhosa da Serra e Sabugal, segundo informações do IM para o dia de hoje, publicadas no site oficial.

Estes são os sete concelhos mais vulneráveis, em virtude do quadro meteorológico. E por isso o IM coloca “risco máximo” de incêndio nestes concelhos, nível máximo de uma escala com cinco patamares.

As restantes regiões centro e do sul do estão em risco “elevado” ou “muito elevado”. Para estabelecer os níveis de alerta para incêndio, o IM analisa diversos fatores meteorológicos, desde a temperatura do ar, passando pela humidade e pela velocidade do vento, avaliados às 13h00. A quantidade de precipitação ocorrida durante as 24 horas anteriores também influencia esta avaliação. A região norte apresenta temperaturas mais amenas, nesta terça-feira, e muitas nuvens.

Apesar de tudo, hoje de manhã, estava a decorrer um incêndio de grandes proporções em Matosinhos. Desde as 00h00 desta segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil contabilizou 12 incêndios.

Em todo o país, durante o dia de ontem, foram contabilizados 89 incêndios, que implicaram a intervenção de 1631 operacionais, bombeiros e outras autoridades, com recurso a 440 veículos de combate às chamas.

Em destaque

Subir