Nas Notícias

Risco máximo de incêndio em 30 concelhos do continente, informa IM

bombeirosInstituto de Meteorologia (IM) coloca 30 concelhos de Portugal Continental em “risco máximo” de incêndio, o nível mais elevado de uma escala de cinco patamares. Sete distritos integram esta lista, sendo que Guarda e Viseu apresentam maior suscetibilidade, cada um com sete concelhos vulneráveis.

Portugal Continental enfrenta hoje mais um dia de sol e elevadas temperaturas, sendo que o quadro meteorológico levou o IM a colocar 30 concelhos em alerta máximo, no que diz respeito aos riscos de incêndio – menos sete concelhos do que o dia de ontem.

Os distritos com mais cidades neste nível de alerta são Guarda e Viseu, que têm, cada um, sete concelhos em risco máximo. Castelo Branco, Coimbra e Leiria, com três concelhos cada, seguem-se neste aviso do IM, sendo que Santarém e Vila Real apresentam dois concelhos e Braga, Porto e Faro têm apenas um concelho neste quadro.

Ontem foi um dia de muitos incêndios, o que veio confirmar as previsões do IM, que colocara 37 concelhos em risco máximo. Foram contabilizadas 180 ocorrências – com destaque para o grande incêndio do Funchal. Cerca de 6400 bombeiros estiveram no terreno, a combater as chamas, com o apoio de mais de 1700 viaturas.

O risco máximo de incêndio é o mais grave, de acordo com a escala do IM, que varia entre reduzido e máximo. Para estabelecer o nível de alerta, aquele instituto analisa, às 13h00, a temperatura, a humidade, o vento e a precipitação ocorrida nas 24 horas precedentes.

Hoje, ocorreram já mais de 30 incêndios, sendo que nem todos estavam controlados, segundo dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Os bombeiros estarão em alerta durante todo o dia.

As previsões meteorológicas para o dia de hoje apontam sol, em Portugal Continental e nas ilhas, com uma ligeira descida das temperaturas. No entanto, apesar da descida, os valores continuam elevados.

 

Em destaque

Subir