Nas Notícias

Risco de incêndio “elevado” em onze concelhos do continente, segundo IM

incendioOnze cidades em alerta. O Instituto de Meteorologia (IM) aponta 11 concelhos de Portugal Continental com risco de incêndio “elevado”, nesta segunda-feira. Os bombeiros estão especialmente alerta em Santarém, distrito que conta com oito concelhos no terceiro nível de aviso mais elevado. As altas temperaturas e ausência de precipitação determinam o alerta.

Onze concelhos do continente estão sob risco de incêndio elevado, nesta segunda-feira, de acordo com o IM, que aponta o distrito de Santarém como a zona vermelha do mapa de fogos para o dia de hoje.

Oito desses 11 concelhos continentais situam-se precisamente em Santarém: Abrantes, Chamusca, Constância, Coruche, Mação, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha. De acordo com as previsões meteorológicas, há condições para a ocorrência de incêndios nestes concelhos.

Os restantes concelhos em risco elevado estão situados nos distritos de Coimbra (concelho de Pampilhosa da Serra), Castelo Branco (concelho de Vila do Rei) e Portalegre (concelho de Gavião).

Ontem, 156 bombeiros estiveram no terreno a combater 18 incêndios, com auxílio de 49 viaturas de combate às chamas.

O IM determina os riscos de incêndio numa escala de cinco patamares, entre reduzido e máximo, analisando as condições climatéricas, desde precipitação, à temperatura, velocidade do vento e humidade no ar.

Em destaque

Subir