Tecnologia

Facebook: Utilizadores já podem descarregar mais dados mas as críticas continuam

facebook1A rede social de Mark Zuckerberg vai permitir aos utilizadores o acesso a um ficheiro com vária informação acerca do perfil de cada um. Contudo, há quem defenda que ainda não é o suficiente, voltando a acusar a plataforma de violação de privacidade.

Facebook e os seus problemas com supostas violações da privacidade dos utilizadores já não são notícias de agora. Porém, após anos de luta com alguns membros, rede social vai agora disponibilizar um ficheiro que pode ser descarregado por todos.

A medida vai ser implementada de forma gradual, como é costume neste tipo de modificações naquela plataforma.

À disposição de cada utilizador passará a estar um arquivo com os pedidos da amizade enviados e recebidos, os endereços de IP utilizados para entrar na rede social e os nomes eventualmente utilizados no passado. A tudo isto, junta-se o que era já possível, as fotografias, as atualizações, as mensagens, a listagem de amigos e o histórico das conversas no chat.

O anúncio foi feito pelo próprio Facebook, que utilizou o seu blogue oficial para informar os utilizadores desta mudança.

Contudo, há quem ache que isto não chega. Uma das vozes que mais se faz ouvir nesta altura é a de Max Schrems, um estudante alemão que avançou no passado com uma queixa contra a rede social criada por Mark Zuckerberg em 2003.

Recorde-se Schrems conseguiu que o Facebook lhe enviasse um CD com todas as informações acerca do seu perfil. Após aceder ao mesmo, o estudante descobriu que existia uma grande quantidade de informação que na verdade já não deveria de existir. Exemplo de mensagens que o jovem havia trocado com amigos e que já tinha inclusive apagado. Após avançar com o processo contra a rede social, Max Schrems fez questão de tornar o caso público através do Youtube, fazendo com isso com que muitas criticas surgissem desde logo.

Embora acredite que o Facebook disponibiliza agora mais informação, Schrems sublinha que a rede social não torna público nem metade dos dados que possui de cada utilizador.

Em destaque

Subir