Mundo

Risco de cancro: Cozinhar com óleo vegetal é pior do que usar banha

fritar

Quem diria que cozinhar com óleos vegetais é pior do que fritar com manteiga? Um estudo britânico demonstrou que o aquecimento leva os óleos a libertarem grandes concentrações de aldeídos, químicos que podem provocar cancro, demência e doenças cardíacas.

O cientista que liderou o estudo, Martin Grootveld, realçou mesmo que uma refeição de peixe e batatas fritas (o ‘fish & chips’, muito popular no Reino Unido) cozinhada em óleo vegetal contém 100 a 200 vezes mais aldeídos do que o limite diário estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os aldeídos, lembrou este professor de química bioanalítica e de patologia química da Universidade de DeMontfort, têm sido associados a vários tipos de cancros e a doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

O recurso ao azeite, à manteiga e até (ao contrário do que se pensava) à banha de porco na frigideira é mais indicado do que os óleos vegetais, dado que libertam menos aldeídos.

O óleo de coco, realçaram os investigadores, é a substância mais saudável para fritar.

“Tente reduzir os alimentos que são ricos em gordura saturada e tente quantidades menores de alimentos que são ricos em gordura insaturada em seu lugar”, recomendaram os cientistas, citados no site do Serviço Nacional de Saúde britânico, o NHS: “Para uma escolha saudável, use apenas uma pequena quantidade de óleo vegetal ou escolha manteiga ou banha”.

Os óleos vegetais podem estar a contribuir para o aumento do número de casos de cancro que se tem registado no Reino Unido, mas não ficará por aí. A investigação apontou ainda que os óleos de girassol ou milho podem provocar doenças cardíacas e, sobretudo, demência e outros problemas neurológicos.

“Se você consumir demasiado óleo de girassol ou de milho o cérebro vai absorver muito ómega 6, obrigando o organismo a expulsar o ómega 3”, alertou John Stein, o professor da Universidade de Oxford que conduziu um outro estudo sobre os efeitos dos óleos alimentares.

“Não há uma evidência para apoiar dietas de baixa gordura”, até porque a redução do açúcar na dieta pode ter resultados dramáticos, continuou: “Os ácidos graxos ómega 6 presentes nos óleos vegetais estão a empurrar os ácidos graxos ómega 3 importantes que mantêm o cérebro saudável”.

“Não tenho dúvidas de que a falta de ómega 3 é um poderoso fator que contribui para os crescentes problemas de saúde mental e outros problemas como a dislexia”, reforçou John Stein.

Em destaque

Subir