Mundo

Alterações constantes de humor podem indiciar demência, sugere estudo

Idosa_Alzheimer_900Um estudo britânico associa as alterações constantes de humor a um alerta para potencial demência.

De acordo com uma pesquisa da autoria da de investigadores da Universidade College London, no Reino Unido, apresentar alterações repetidas de humor pode ser um sinal precoce da existência de uma doença mental.

Trabalho consistiu em entrevistas a familiares de pessoas com demência.

Para a realização deste trabalho – que mereceu honras de publicação na na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease – foram feitos questionários a familiares e amigos de 48 pessoas com demência frontotemporal.

E nesses inquéritos verificou-se que, numa fase em que a doença ainda não tinha sido diagnosticada, os pacientes mostraram sinais como aqueles: alterações de humor, ou comportamentos instáveis.

Os investigadores notaram também que os doentes (em fase de pré-diagnóstico de doença, repita-se) revelaram também comportamentos desadequados, como risos num funeral, por exemplo, ou outras atitudes desadequadas ao ambiente onde estavam inseridos.

De acordo com os especialistas que realizaram este estudo, são necessários outros procedimentos para aprofundar estas conclusões, mas há desde já evidências de uma associação entre alterações de humor e demência.

Realce-se, porém, que essas mudanças de estado de espírito podem acontecer sem que a doença do foro psiquiátrico venha a ser diagnosticada.

Em destaque

Subir